MELHORES FILMES DE 2021
Dos circuitos de festivais, estreias presenciais e streaming, cinco filmes foram eleitos por profissionais da crítica cearense
A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) anuncia os filmes que mais se destacaram em 2021, segundo o corpo de associados composto por profissionais da crítica de cinema que atuam no Ceará. Ao longo da votação, foram citados 54 filmes entre longas, médias e curtas-metragens.
Os cearenses ‘A Praia do Fim do Mundo’ e ‘Sebastiana’ propõem fantasias em torno dessa nossa relação de pertencimento com a água, seja da chuva, seja do mar. Tendo como roteirista o xamã yanomami Davi Kopenawa, ‘A Última Floresta’ também tem o pé na fabulação para manter as tradições indígenas vivas num país de violências coloniais. De Sergipe, ‘A Gente Acaba Aqui’ conecta o luto familiar com a manutenção afetiva das imagens, fazendo-nos pensar de forma comovente sobre a imortalidade do cinema. Por último, Jane Campion, há mais de 10 anos afastada dos longas-metragens, destaca-se na premiação com ‘Ataque dos Cães’, faroeste misterioso que discute poder e desejo num grosseiro EUA do começo do século XX.
“Todo ano mais profissionais são afiliados, então além de premiar o cinema daquele ano, também fica o compromisso para atualizar a forma como a associação está pensando coletivamente, levando em conta critérios de linguagem e de diversidade nas obras”, conta Thiago Henrique Sena, vice-presidente da gestão. “Vistos juntos, esses filmes apontam para percepções tão distantes quanto rimadas, e parciais, sobre o que foi o cinema de 2021, um ano novamente recheado de desafios para a produção e distribuição no mercado brasileiro, assim como para o trabalho crítico de estar antenado a esses movimentos”, pontua o presidente Arthur Gadelha.
Melhor
Longa-metragem
Cearense
A Praia do Fim do Mundo
de Petrus Cariry
Melhor
Longa-metragem
BRASILEIRO
A Última Floresta
de Luiz Bolognesi
Melhor
Longa-
metragem
ESTRANGEIRO
Ataque dos Cães
de Jane Campion
(EUA)
Melhor
curta-
metragem
cearense
Sebastiana
de Cláudio Martins
Melhor
curta-
metragem
brasileiro
A Gente Acaba Aqui
de Everlane Moraes
(SE)
Para as categorias de melhor longa-metragem brasileiro e estrangeiro, estavam elegíveis os lançamentos comerciais entre 1 de janeiro e 31 de dezembro tanto em circuito presencial quanto em streaming. Na categoria de melhor longa-metragem cearense, assim como nas categorias de curta-metragem, também foram consideradas as produções exibidas em festivais e mostras presenciais ou virtuais.